AUTONOMIA & INDEPENDÊNCIA. VAMOS ENTENDER A DIFERENÇA?

“Independência significa que você não precisa nem aceita ajuda, recursos ou cuidados de outras pessoas. Você funciona sem os outros.”

Existe uma diferença significativa entre Independência e Autonomia: enquanto uma tem como premissa o individualismo, a outra preza pelo bem comum.

Você já tinha pensado por esse lado?

Vamos entender como isso funciona e como você pode decidir o quê mais precisa hoje em sua vida: independência ou autonomia.

Independência é a capacidade de fazer algo sozinho, sem a intervenção de outros. Por exemplo, quando você atinge independência financeira, significa que você é capaz de se auto sustentar, não dependendo mais de outro recurso.

Quer ver outro exemplo?

Dominando um conhecimento ou uma atividade técnica, facilmente se conquista autoridade no conhecimento e se ganha produtividade de forma individual, sem necessitar de suporte.

Já a Autonomia é o seu poder de decisão, o quanto você pode fazer escolhas por si só em sua vida ou na sua empresa. Vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento.

Imagine que você é líder de uma equipe. Você acredita que, se controlar todas as atividades do seu time e atingir metas e prazos, você estará dando autonomia às pessoas?

Não! Fazer as pessoas realizarem suas tarefas dentro do prazo e conduzir suas atividades não é dar autonomia às pessoas. Claro que, atingir metas dentro dos prazos determinados faz parte de uma boa gestão, mas não quer dizer que é feito com autonomia.

Autonomia é quando você, como líder, entrega total confiança ao time para superar desafios e dar liberdade para que eles encontrem suas próprias soluções, permitindo que as pessoas sintam-se responsáveis pelas metas que precisam ser atingidas.

Com Autonomia as pessoas são autogerenciáveis, provendo a melhor forma de fazer algo e no tempo em que elas acreditam ser viável para uma entrega de sucesso e qualidade. Dessa forma você estará entregando o poder de decisão nas mãos das pessoas.

Parece desafiante? Sim! Isso pode ser uma tarefa bastante árdua para um líder, mas um exercício extremamente engrandecedor para o desenvolvimento e maturidade da equipe.

E como conquistar a autonomia em sua vida?

Da mesma maneira que o exemplo anterior! Primeiro, é preciso adquirir Autoliderança que é a capacidade de autogerir sua própria vida. Quando você assume a auto responsabilidade pela vida que tem hoje, e todas as suas escolhas e consequências, sejam elas positivas ou não. Esse já é um passo bem importante para sua Autonomia.

Segundo, parar com a auto lástima e parar de culpar tudo ou todos que estão à sua volta pelo seu fracasso ou por seus sonhos engavetados é uma sábia atitude para a conquista da Autonomia, pois isto só é possível quando saímos do estado de vítima para assumir, com responsabilidade, as rédeas da nossa própria vida.

Você pode estar se perguntando…existe autonomia sem independência? Depende. Imagine que você quer ter o controle da sua própria vida, mas depende financeiramente dos seus pais ou de outra pessoa. Ou ainda, encontra-se numa relação a dois, desgastada pela insegurança e pelo medo. Certamente será bem desafiante você ter autonomia, porque existe uma relação de dependência por algo ou alguém. Nesse caso, antes é necessário conquistar sua independência.

Acha impossível sair dessa situação? Provavelmente, se você continuar no seu estado de vítima, sem buscar se autoconhecer, eu diria que é impossível sim.

Como falei tudo é questão de escolha e você pode tomar essa decisão!

Tudo na vida é um processo e tudo começa, realmente, com uma decisão. Enquanto você não se decide, tudo continua na mesma.

O primeiro passo para um mudança de vida é através de uma decisão. O segundo passo, o Autoconhecimento, pois é com o Autoconhecimento que você será capaz de saber quem você é.

Só que para isso é preciso coragem. Como nem todo mundo tem coragem de mudar de vida, porque certamente vai sair da zona de conforto, muitos decidem continuar como estão. E está tudo bem!

Agora, se você quer uma mudança significativa em sua vida, é indispensável mudar o que for preciso dentro de você, para o seu meio externo começar a mudar.

E toda mudança resulta em desafios e aprendizados, e requer coragem, determinação, ousadia e independência.

E quando a autonomia não tem relação direta com a independência?

Lembra do exemplo da equipe? As pessoas fazem parte de uma equipe, que integra uma empresa e que, portanto, precisam obedecer às regras e prazos. Teoricamente, as pessoas não conseguem ser autônomas porque são dependentes de um sistema no qual estão inseridas. Por outro lado, é perfeitamente possível dar autonomia à equipe, desde que as decisões do time estejam alinhadas à ética e às regras da empresa.

Certamente as pessoas terão um senso de responsabilidade e engajamento muito maior que, simplesmente, operar atividades ditadas por um chefe.

Portanto, Autonomia e Independência são competências que muita gente sonha em conquistar, mas que requerem auto responsabilidade e coragem.

E então? Está decidido?

Categorias: